sexta-feira, 31 de julho de 2009

Síntese

As mídias fazem parte de nossas vidas a muito tempo. Ao longo dos anos o que se tem percebido é uma quantidade de opções cada vez maior e acessível a todos. Para a escola, elas passam a configurar novas maneiras para os alunos utilizarem e ampliarem suas possibilidades de expressão, constituindo novas possibilidades de captação e interação com o mundo.
A informação e o conhecimento não se encontram mais fechados no âmbito da escola, mas foram democratizados. O novo desafio que se abre na educação, frente a esse novo contexto, é como orientar o aluno a saber o que fazer com essa informação, de forma a internalizá-la na forma de conhecimento e, principalmente, como fazer para que ele saiba aplicar este conhecimento de forma independente e responsável.
Compreender as diferentes formas de representação e comunicação propiciadas pelas tecnologias disponíveis na escola, bem como criar dinâmicas que permitam estabelecer o diálogo entre as formas de linguagem das mídias, são desafios para a educação atual.
A transmissão de informação é a tarefa mais fácil e onde as tecnologias podem ajudar o professor a facilitar o seu trabalho. O aluno nem precisa ir a escola para buscar as informações. Mas para interpretá-las, contextualizá-las, só as tecnologias não serão suficientes. O professor o ajudará a questionar, a procurar novos ângulos, a tirar conclusões.
As tecnologias também ajudam a desenvolver habilidades. Mas o professor é fundamental para adequar cada habilidade a um determinado momento histórico e a cada situação de aprendizagem.
As tecnologias permitem mostrar várias formas de captar e mostrar o mesmo objeto, pelos movimentos, cenários, sons, integrando o racional e o afetivo, o dedutivo e o indutivo, o espaço e o tempo, o concreto e o abstrato.
A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos.

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